A importância da arte para o desenvolvimento infantil

a importancia da arte para o desenvolvimento infantil

A presença da arte é fator estimulante e construtivo durante todas as fases do desenvolvimento infantil.

Os bebês, por exemplo, são estimulados em suas descobertas sensoriais por meio da música.

Quem já não viu uma criança se acalmando ao som de uma música clássica ou sorrindo e levantando os braços ao balançar de um chocalho?!

À medida que as crianças crescem, as cores e os diversos formatos de brinquedos são excelentes meios para que elas desenvolvam habilidades.

Usar as mãos, por exemplo, tem fundamental importância no desenvolvimento da criança, ajudando a estimular o cérebro e auxiliando no surgimento de outras atividades motoras.

Música, cores, formas, texturas, figuras e toque são ingredientes essenciais na arte.

Ficou interessado no assunto? Continue lendo nosso post e saiba mais sobre a importância da arte para o desenvolvimento físico, social-cognitivo e afetivo das crianças.

O desenvolvimento infantil e a arte

Conforme vão crescendo, as crianças começam a manifestar mais suas vontades, seus medos, emoções e necessidades.

Isso é feito de várias formas e pode ser explorado com atividades lúdicas.

Desenhar, pintar, modelar massinha, cantar, dançar e interpretar são apenas algumas maneiras que podem ser utilizadas em casa, em atividades externas ou em sala de aula para que os pequenos desenvolvam sensibilidades, expressem suas emoções e revelem habilidades

É por meio da arte que a criança consegue ter e perceber os seus sentidos mais aguçados.

O valor do desenho para a criança

Pais e professores devem estimular atividades artísticas nas crianças porque elas são fundamentais no processo do desenvolvimento infantil.

Riscos, rabiscos, pinturas, esculturas e, até mesmo, a escolha da cor são formas que a criança tem de se auto-expressar, comunicar positiva ou negativamente seus pensamentos e sentimentos, e também de mostrar habilidades.

É legal observar que por meio do desenho é possível fazer um histórico da evolução da criança no uso de formas, cores, traços e harmonia do conteúdo.

Brincando e aprendendo a desenhar, a criança, assim como o artista, conta uma história na imagem criada por ela.

O desenho também é o primeiro passo para que a criança comece a valorizar a arte, observando os desenhos dos amigos, bem como prestando atenção nas mais diversas obras artísticas que ela tiver acesso, algumas despertando o senso crítico.

Lembre-se sempre que o senso de estética não deve ser definido pelo adulto, mas, sim, pelos pequenos, portanto, respeite a criação deles.

A fantasia no desenvolvimento infantil

O mundo do faz de conta também é fundamental para o desenvolvimento infantil.

Crianças que imaginam são mais criativas e mostram seu poder de interpretar, principalmente os personagens que elas têm mais afinidade.

Mocinho, super-herói, fada, bruxa, mãe, pai, são personagens que elas adoram representar para mostrar suas forças e seus desejos guardados em segredos.

Educar com arte ajuda a criança a construir o seu mundo real de uma maneira lúdica, se descobrindo e, muitas vezes, revelando talentos.

Mãos que falam

Dê uma porção de argila para uma criança e ela criará peças incríveis e inimagináveis guardadas no seu universo criativo.

Da mesma forma que uma porção de massinha para modelar pode revelar sua habilidade para transformar sentimentos em objetos.

Enquanto a criança cria peças, desenvolve sua capacidade de observação e percepção, de si e de quem está ao seu lado.

A arte educa!

A arte sempre esteve presente na história da humanidade, mas o seu verdadeiro valor no desenvolvimento infantil está sendo reconhecido nas últimas décadas.

Isso porque, por muito tempo, a arte estava inclusa no cotidiano infantil apenas na matéria de educação artística e ela deve ir muito além das paredes de uma sala de aula convencional.

O universo da arte é amplo e precisa ser explorado e experimentado para ajudar na construção do desenvolvimento infantil, formando adultos criativos e criadores.

É preciso explorar o poder da criança de interpretar, de criar e imaginar!

O Museu da Imaginação possibilita que a criança vivencie a arte em todos os seus espaços, tendo acesso às obras e seus criadores, como Mondrian, além de possibilitar que elas se tornem artistas por meio dos jogos, oficinas, desenhos e muito mais.

O espaço é aberto para receber passeios escolares ou visitas particulares! Consulte nosso site e venha vivenciar a arte brincando no Museu da Imaginação!