O livre brincar e seu papel no desenvolvimento infantil

o livre brincar e seu papel no desenvolvimento infantil

Você lembra quando era criança e passava a tarde na rua com os amigos brincando de pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, corre cotia, empinando pipa, brincadeiras com o barro na rua… Deliciosos momentos e brincadeiras inesquecíveis, é isto que o Museu da Imaginação resgata e valoriza, o livre brincar.

Com o mundo mais violento e o advento da tecnologia (leia-se tablets, smartphones e vídeo games), o brincar foi sendo cada vez mais tolhido da rotina infantil. Por isso, é importante que os pais, além de acompanharem a quantidade de horas que os filhos passam em frente a tv e demais eletrônicos, ofereçam a eles a oportunidade do convívio com o lúdico, com o brincar de forma livre e criativa.

E espaços que unem cultura e divertimento, como o Museu da Imaginação, integram experiências artísticas e criativas permitindo que a criança e o adulto entrem em contato com o seu processo criativo e com o processo criativo dos artistas por meio de instalações instigantes e interativas num mergulho, que une o real e o imaginário, a alegria e os desafios a possibilidade de novos horizontes entre o viver e o brincar.

Interação com outras crianças e com os pais

Mais um ponto importante que o espaço oferece é o trabalho de socialização. Ali, crianças são convidadas a brincarem juntas e passam a compreender a importância da vida em sociedade, noções de cooperação troca e afetividade. A linguagem e a comunicação também são estimuladas, tanto verbais quanto não verbais, uma vez que a criança se expressa livremente e se empenha em transmitir suas mensagens aos demais.

E qual o papel dos adultos nestes momentos? Sem dúvida é estimular o convívio e as brincadeiras em grupo, com os participantes do Museu. Permitir que a criança seja protagonista de suas invenções, criações e desafios.

Acompanhar a criança na ida a esses espaços e brincar com ela, caso sejam solicitados, gera cumplicidade entre pais e filhos, fortalecendo o vínculo afetivo e a qualidade da relação.

Aproveite o Museu da Imaginação

O Museu da Imaginação tem como maior diferencial integrar o livre brincar com arte e cultura de forma lúdica e criativa. Isso é visto, por exemplo, em nossos espaços expositivos, que permitem às crianças verdadeiras imersões nas obras de artistas como Leonardo DaVinci e Monet e em clássicos da literatura infantil, como Alice no País das Maravilhas.

Já em atrações como O Poder das Águas e Ponte Maluca, elas podem socializar e interagir com outras crianças por meio de atividades onde o trabalho em equipe faz toda a diferença.