A arte abstrata no auxílio ao contato da criança com a arte

a arte abstrata no auxilio ao contato da crianca com a arte

A arte abstrata é, basicamente, aquela que não retrata as cenas da vida real de forma fiel, nem as pessoas e os objetos.  Ela tem por característica projetar os pensamentos e sentimentos do artista, expressar ideias e emoções e, por isso, geralmente não podemos explicá-la.

Para alguns estudiosos, desenhar é uma das primeiras atividades das crianças e tem como característica a abstração. Embora outros estudos garantam que os primeiros desenhos têm a ver com a memória das coisas e, portanto, são representações daquilo que as crianças viram e conheceram, o fato importante é entender que, para o desenvolvimento de habilidades de apreciação da arte, é preciso que elas estejam o mais cedo possível em contato com esse mundo.

Importância do contato com a arte para as crianças

A criança está sempre aberta a aprender e a descobrir.  Seus primeiros traços e linhas, assim como as cores, expressam suas experiências e como elas foram internalizadas. Podemos dizer que a arte está presente na vida de uma criança desde muito cedo e, sem a intenção e o conhecimento para tal, ela faz pequenas produções visuais e manifesta sua capacidade criadora.

É importante que os adultos que a cercam tenham em mente o quanto é fundamental ampliar esses espaços para que ela tenha contato com a arte e se expresse através de sentimentos e sensações que esta possa lhes proporcionar.

Trabalhar o abstracionismo, orientando as crianças a apreciarem uma obra e mostrando a elas as variedades das manifestações artísticas, é uma forma de provocar o pensamento, estimular as hipóteses e dar asas à imaginação. Uma criança se expressa através da arte e também começa a ter interesse por obras de arte através de suas habilidades cognitivas que podem e devem ser estimuladas através do contato e interação com a arte.

Como estimular o contato com a arte na infância

Os primeiros rabiscos feitos pela criança ainda na primeira infância são chamados garatujas e estas são consideradas como a primeira expressão artística da criança, onde elas expressam o modo que veem e percebem o mundo à sua volta.

Desse início, com orientação correta, as crianças alcançarão posteriormente o conceito de abstração e de como ela é conceituada pela Arte. Assim como a imaginação se desenvolve em volume e qualidade através das experiências que a criança acumula, com estimulação correta haverá, com o passar do tempo, o desenvolvimento do pensamento abstrato.

A arte abstrata no auxílio ao contato da criança com a arte se dá, principalmente, porque essa forma de se expressar está inserida em seu dia a dia, sendo naturalmente vivida por ela, de forma intuitiva.

Introduzir a arte abstrata de forma consciente pelos pais e professores, seja por meio de pinturas, desenhos ou visitas a museus – muitos estão proporcionando à visitação online – começa por estabelecer relações entre as cores e as linhas, estimulando movimentos e gestos espontâneos, deixando fluir seus desejos e vontades de forma livre.

O contato da criança com a arte abstrata desde bem cedo pode estimular o poder criativo delas, desenvolver o sentido de percepção das coisas, inclusive com possibilidades de amadurecer o mergulho interno em seus próprios pensamentos e sentimentos e perceber ali como ela concebe o mundo.

Agora que você já sabe a importância do contato da criança com a arte, conheça em nosso site os nossos kits desenvolvidos para estimular a imaginação e o desenvolvimento das crianças.

Veja também

popupsite