[A importância da arte para as crianças na quarentena]

A importância da arte para as crianças na quarentena

No período de quarentena com filhos em casa, nada melhor do que aproximar a arte das crianças. Nesse post apresentamos algumas dicas e porque isso é tão importante!

O que fazer neste período de quarentena com filhos em casa?

Deixá-los na frente da TV, nos jogos e no smartphone pode não ser a melhor ideia.

Não é difícil encontrar atividades que envolvam a arte durante esse período de reclusão.

Existem inúmeras formas de transformar esses momentos, sem aulas presenciais e atividades externas, em experiências prazerosas para suas crianças e para você também.

Trazer a arte para dentro de casa é uma ideia que contribui para o lazer das crianças e com a formação da educação e cultura do futuro cidadão.

Nesse post vamos apresentar maneiras de aproveitar a quarentena com filhos em casa e desenvolver a arte, divertindo e ensinando as crianças. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Por que explorar a arte?

A palavra arte deriva do latim “ars” e significa técnica e habilidade.

Sempre presente na vida humana, a arte representa a forma que as pessoas têm de enxergar o mundo.

Através da produção artística de um povo é possível identificar como pensam, quais são os seus valores, como é organizada sua cultura e quais são os seus costumes.

Na arte é possível compreender os sentimentos e motivações de determinado grupo social, pois, é através dela que se expressam conceitos e maneiras de se retratar a realidade.

A arte se manifesta através das seguintes linguagens:

A música apresenta os sentimentos, alegrias, dores e a vida cotidiana de um povo, onde as letras trazem informações importantes do que é valorizado por aquela gente.

O teatro e a dança manifestam corporalmente histórias e pensamentos, integrando os costumes, religiosidade e tradições de um povo.

No aspecto visual é através de pinturas, esculturas, desenhos e objetos de decoração que se pode perceber o que sente e pensa um determinado artista.

A importância da arte para as crianças

Para as crianças, a arte é uma forma de expressar seus sonhos, desejos, medos e vontades.

Aproveitar a quarentena com filhos em casa e conhecê-los melhor é uma ótima forma de usar esse tempo de convivência e ficar ainda mais próximo dos pequenos.

Através das manifestações artísticas é possível entender os sentimentos dos pequenos e isso pode ser fundamental para a orientação e até mesmo a promoção de mudanças na forma deles enxergarem ou entenderem o que os afligem.

Os trabalhos artísticos dizem muito sobre quem os desenvolve, portanto, é uma maneira prática e objetiva de conhecer o que se passa nos chamados porões da mente humana.

Brincando com arte nessa quarentena

Aproveite esse momento de reclusão domiciliar e use a quarentena com seus filhos em casa para brincar e observar o que eles pensam e como se sentem.

Promova brincadeiras e práticas lúdicas e tente descobrir o que eles entendem a respeito das atividades artísticas as quais são expostos.

Algumas boas ideias para realizar arte em casa é promover:

• hora da leitura,
  • teatro de fantoches,
  • pinturas,
  • brincadeiras com massinha,
  • visitas aos museus do mundo, utilizando a internet.

Você irá se surpreender com as observações, pensamentos, representações, pinturas e esculturas desenvolvidas pelas crianças.

Incentive a imaginação e deixe-as expressarem aquilo que pensam e sentem através da arte.

Além de ser uma excelente opção como diversão e passatempo, você possibilitará aos seus filhos o uso da imaginação e a criação de personagens, histórias e situações que podem ensinar muitas coisas.

Preocupado com tudo isso, neste momento de quarentena, o Museu da Imaginação desenvolveu kits oficinas artísticas para você e sua família desenvolverem durante este período em suas casas.

A partir desse material (Kits-Oficinas) será possível trabalhar temas e desenvolver atividades voltadas à arte em sua casa, sempre favorecendo a criatividade e a diversão das crianças.

Acesse o site e conheça nossos kits, desenvolvidos especialmente para quem está enfrentando a quarentena com os filhos em casa!

Quero meu ingresso para visitar o museu da imaginação