A importância da leitura na educação infantil

a importancia da leitura na educacao infantil

A leitura é um poderoso elemento de desenvolvimento cognitivo, intelectual e criativo das crianças. Por meio da leitura, elas descobrem novas possibilidades novos mundos, vivenciam o imaginário e acabam por inventar novas brincadeiras e personagens, reproduzindo suas histórias preferidas e criando suas histórias, a partir das histórias conhecidas e vivenciadas.

O desenvolvimento da leitura deve ser estimulado desde a sua mais tenra idade. A participação da família é de suma importância neste processo, para que a criança crie o hábito de leitura. Como podemos fazer isso? Simplesmente lendo para elas e colocando-as em contato com histórias, contos, fábulas, gibis…

Acreditando na importância da leitura para o aprendizado e desenvolvimento das crianças o Museu da Imaginação, criou o espaço interativo “O Fantástico Mundo das Maravilhas”, que permite a aproximação das crianças com a obra clássica Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Em um cenário interativo, os visitantes podem passear pelo mundo mágico de Alice, conhecer momentos da história, criar personagens, como Mome Raths, ou criar suas cartolas e sentir-se o próprio Chapeleiro. Tudo em um clima divertido, de encantamento e magia.

Esse estímulo incentivado pelo Museu da Imaginação, proporcionando as crianças a possibilidade de estarem entre outras, permite a elas um importante exercício de sociabilidade, vivenciando colocar -se no lugar do outro adquirindo novos e diversos pontos de vista.

O contato com as histórias e a leitura é de fundamental importância, pois valoriza a autonomia intelectual e social, motivando e desafiando as crianças à capacidade de transformar e compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade, ampliando visões de mundo.

Essa união do brincar aliado a arte e neste caso, a linguagem da literatura proporcionado pelo Museu da imaginação no mês de outubro, tem um papel de fundamental importância: o de desenvolver a curiosidade infantil, tornando a criança mais ávida por informações, conhecimentos e descobertas, de modo que, aos poucos, ela tenderá a valorizar a opinião, a troca de conhecimento e consequentemente a escuta, bem como, fazer dos livros uma necessidade habitual onde irá se enriquecer e desenvolver, cada vez mais por meio deles.

Por tudo isso, é muito importante que se invista na combinação crianças + livros + brincadeiras. O resultado será garantido!