A importância das brincadeiras em família na vida da criança

thumb brincadeiras de crianca para ferias x

É fundamental estimular as crianças a brincarem, não só pela recreação, mas porque nas brincadeiras elas aprendem habilidades que são importantes para o seu crescimento. Desde que nasce, a criança se relaciona com o mundo, sendo a família o seu primeiro contato social.

Nas brincadeiras em família ela desenvolve várias capacidades: a linguagem, as motoras, as cognitivas e as afetivas. Quando a família brinca com a criança está cooperando para o seu desenvolvimento pleno e saudável.

Nas práticas educativas, as brincadeiras em família desempenham uma função de estreitamento das relações e ensinam às crianças a controlarem e terem domínio das situações rotineiras. Na escola essas práticas já são bem utilizadas e é importante que a família esteja atenta a elas também, ainda mais nos dias atuais, em mundo muito tecnológico e individual.

Confira alguns benefícios que fazem das brincadeiras em família uma importante ferramenta educativa.

Pensamento criativo

Nas brincadeiras em família é possível inventar muitas atividades lúdicas: fazer um show de música, encenar uma história, inventar cenários e objetos diversos. É importante que todos da família embarquem na imaginação das crianças, alimentando as suas ideias e participando do mundo mágico delas.

Atitudes de cooperação

Quando a criança brinca com seus familiares consegue desenvolver com mais facilidade atitudes de cooperação e empatia. Brincar faz parte da socialização e quando surgem ideias de brincadeiras e jogos que precisam envolver outras pessoas é preciso pedir ajuda, dar opiniões, etc. Nesses processos, a criança aprende a obedecer às regras e desenvolver o espírito de equipe, além de poder guardar ótimas lembranças de sua infância.

Capacidade de resolver problemas

Para desenvolver essa habilidade é preciso que a família permita que a criança explore livremente os objetos e os espaços. Quando se brinca não existe o certo ou o errado. É preciso deixar que elas criem livremente e resolvam os problemas que surgem na sua prática de inventar uma brincadeira.

Ela pode, por exemplo, montar um brinquedo a partir de outros, inventar novos personagens nas historinhas ou uma música a partir de alguma que ela já conheça. Essa habilidade de resolver os problemas vai ser levada para a vida adulta, tornando-a uma pessoa mais criativa, percorrendo um caminho científico de experimentar, tentar, errar e acertar, reformulando as perguntas e criando as soluções.

As brincadeiras em família são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Brincar ensina e conecta. Ao brincar em família, a criança conecta-se a si mesma e aos outros e tudo isso de forma divertida.

Não deixe de proporcionar às crianças esses momentos lúdicos em família. Apesar da vida corrida de todos nós, estabeleça algum tempo, um horário para as brincadeiras em família e saiba o quão bem estará fazendo para que elas se desenvolvam cognitiva e emocionalmente.

Mostre para seus pequenos como é possível brincar de diversas maneiras e deixar a imaginação fluir! Acesse o nosso site e conheça todas as atrações do Museu da Imaginação!

Veja também

popupsite