Como a pandemia de COVID-19 pode influenciar o desenvolvimento infantil?

como a pandemia de covid pode influenciar o desenvolvimento infantil

A pandemia de COVID-19 está mudando completamente a maneira que vivemos e muitos pais estão preocupados com o desenvolvimento infantil durante esse período.

Para que ele não seja prejudicado, deve-se focar em permanecer calmo e em ter interações de valor com a criança.

Quer saber mais? Leia o nosso post e confira!

O que é COVID-19?

A COVID-19 é uma doença causada por um vírus que foi descoberta no ano de 2019, por isso leva esse número junto ao seu nome.

Ela ataca os pulmões e é espalhada rapidamente entre as pessoas, podendo ser por contato direto com secreções ou através de superfícies contaminadas.

Em alguns casos, essa doença pode ser muito grave, causando pneumonia severa ou até óbito, o que é mais comum em pessoas dos grupos de risco como cardíacos, diabéticos e idosos.

Por ser um tipo de vírus novo ainda não há cura ou vacina.

Pela sua alta transmissibilidade todos os locais passaram por adequações para evitar aglomerações e a circulação de pessoas.

Dessa forma, escolas, empresas, igrejas e templos religiosos estão fechados ou operando com os devidos cuidados necessários para evitar a transmissão da doença.

Muitas empresas dispensaram os seus colaboradores, ou seja, diversas famílias acabaram perdendo sua renda. Além disso, as crianças não podem ir à escola ou creche, o que irá influenciar no desenvolvimento infantil.

Todas essas mudanças podem ser muito estressantes para todo o ambiente familiar. Por isso é fundamental compreender como o estresse pode afetar o nosso corpo e como controlá-lo.

Como incentivar o desenvolvimento infantil em momentos de estresse?

Lidar com a perda do emprego ou com a falta de escola já é estressante por si, mas fica ainda pior devido ao momento difícil que estamos passando.

Os pais ou responsáveis estão tendo que auxiliar as crianças a estudar em casa, acompanhar as aulas virtuais e ajudar nas tarefas.

Além disso, ainda temos o isolamento social, que apesar de prevenir a transmissão da doença, diminui a conexão e contato com outras pessoas de fora de casa.

Para que isso não influencie tanto o desenvolvimento infantil, deve-se buscar alternativas para se manter conectados com as pessoas que gostamos.

Aproveite os benefícios que a tecnologia oferece e aposte em encontros por vídeo. Faça ligações para pessoas que as crianças sentem saudades, converse com seus vizinhos a mais de um metro e meio de distância e com máscara.

Essas pequenas interações irão diminuir o estresse, tanto para adultos quanto para crianças e ainda vão estimular o desenvolvimento infantil.

Outra medida que pode ser feita por toda família é implementar práticas diárias de relaxamento através de inspirações e expirações lentas.

Respirar fundo e lentamente, de preferência com os olhos fechados, faz com que nosso corpo relaxe.

Caso seus filhos ainda sejam muito pequenos para fazer isso sozinhos, faça de forma guiada. Controle com a voz o momento de inspirar e o de expirar.

É essencial que nós como adultos consigamos controlar nossas emoções e interagir de forma positiva com as crianças.

Converse, brinque e se conecte com elas. Isso fará toda a diferença no controle do estresse e para o desenvolvimento infantil durante essa época.

Conte com ajuda nesse momento difícil

Uma das consequências da pandemia está na diminuição da qualidade de vida e isso está afetando principalmente pessoas que vivem em situações mais precárias.

Lidar com tudo isso e ainda ter que se preocupar com a pobreza, racismo ou violência doméstica torna esse momento ainda mais difícil.

Vários serviços foram criados para auxiliar as famílias que estão passando por essa situação, como linhas de atendimento, crédito facilitado e fundos de auxílio.

Se você está passando por dificuldades, independente de qual seja, procure ajuda!

Esperamos que esse momento acabe logo, mas, enquanto ele ainda durar, deve-se buscar o bem-estar para as crianças, possibilitando um bom desenvolvimento infantil.

E se sua família está em segurança e confortável durante esse período que tal oferecer ajuda para aqueles que precisam? Procure uma instituição e faça sua parte!

Post escrito baseado no material: O que é a COVID-19? E qual a relação dela com o desenvolvimento infantil?, produzido por Center on the Developing Child – Harvard University.

Veja também

popupsite