Blog

[Como estimular a imaginação das crianças na era digital ]

Como estimular a imaginação das crianças na era digital

Fazer com que os pequenos saiam da frente das telas é um grande desafio atualmente. Por conta disso, elaboramos algumas dicas para estimular a imaginação das crianças neste post

A criatividade é como um músculo que pode (e deve) ser exercitado constantemente. Se ela for exigida especialmente durante a infância, a chance de sair dali um adulto saudável e bem sucedido é grande.

Da mesma forma, a criatividade é um requisito muito importante no mercado de trabalho, sendo útil em vários aspectos do dia a dia. Graças a ela muitos cientistas, artistas e empreendedores contribuíram com a humanidade.

Devido a isso, é fundamental que uma criança tenha condições de usar ao máximo a sua imaginação. Com isso ela poderá exercer todo o seu potencial criativo.

No entanto, na era dos dispositivos eletrônicos, como fazer para que a criança largue por algumas horas o smartphone? Como mostrar para os pequenos que fora da tela do notebook ou tablet também há brincadeiras divertidas?

Sabemos que a tecnologia é importante para o desenvolvimento infantil, mas é importante também priorizar um equilíbrio, estimulando a imaginação fora dela, por meio de brincadeiras e atividades que vão além do mundo digital.

Imaginação fértil, vida saudável 

São várias as alternativas que podem estimular a imaginação das crianças sem que necessariamente elas tenham que usar sempre dispositivos eletrônicos. 

Vale apostar em atividades que, em um momento inicial, as crianças podem não apreciar, porém, com paciência, sem imposição, seja possível estimular a imaginação das crianças em práticas que não exijam a tecnologia. Vamos ver alguns exemplos disso a seguir?

Conheça o que a criança gosta

Não é muito difícil conhecer o mundo de uma criança. Super-heróis, personagens de games, dinossauros, Harry Potter. O universo imaginário de uma criança é muito amplo.

Por isso, uma alternativa bastante interessante é estimular a imaginação das crianças criando histórias próprias com esses personagens. Incentive a criança a imaginar aventuras e situações para esses personagens. 

Permita que ela escreva ou narre tais histórias com outros meios, como desenho, por exemplo.

Valorize a “jornada” e não a chegada

Sempre exalte o esforço da criança. Seja uma história criada por ela ou uma atividade física. O processo é o mais importante, pois é nele que a criança vai exercer a sua criatividade.

Dê uma folga para as regras

As regras são fundamentais em diversas situações, inclusive em brincadeiras e jogos. Porém, quando o assunto é estimular a imaginação das crianças, é possível fugir um pouco às regras e deixar a brincadeira seguir naturalmente.

Se em uma história que a criança inventou o feiticeiro extrapola as leis da física com magia, deixe isso fluir à vontade. Se ao tocar um instrumento a criança preferir um acorde fora do comum, deixe-a experimentar para ver como isso irá soar.

Incentive a invenção

Estimule brincadeiras com materiais recicláveis, como, por exemplo, garrafas PET, caixas de leite e demais embalagens. Mostre que com tais materiais é possível sair do óbvio, criar bonecos, cidades e outros projetos.

A imaginação das crianças é o alicerce para desenvolver a criatividade

É com boas doses de criatividade que se torna possível desenvolver talentos diversos e também a imaginação das crianças, por isso ela é tão essencial na infância.

Mostre para os pequenos que é possível se divertir de várias maneiras, basta deixar a imaginação fluir.

Clique aqui para comprar seu ingresso