Como explorar a arte em casa?

como explorar a arte em casa

A arte em casa estimula a criatividade e possibilita que nesses dias de isolamento social, por conta da pandemia do Coronavírus, algumas atividades sejam desenvolvidas, diminuindo a ansiedade e envolvendo a família em momentos agradáveis e felizes.

São nessas oportunidades que pode-se apreciar, mesmo que virtualmente, as manifestações artísticas em todo o mundo. A internet possibilita passeios pela história e por lugares belíssimos, conhecimentos a respeito de grandes artistas e acesso às suas obras.

Mais do que isso, é possível desenvolver a imaginação e habilidades daqueles que vivem conosco, envolvendo-os em atividades voltadas a:

• música,
  • teatro,
  • desenho,
  • modelagem,
  • pintura,
  • gravuras,
  • esculturas.

Neste post apresentamos dicas de como explorar a arte em casa, identificar entre os familiares, especialmente as crianças, os talentos e despertar os sentimentos de valorização da cultura no seu lar. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Desenvolvendo a arte em casa

Já que não é possível frequentar os cinemas e teatros, tampouco visitar museus e apreciar suas belezas, que tal levá-las para dentro do seu lar?

As crianças, que nesse período em que vivemos precisam de mais atenção, podem usufruir de excelentes oportunidades quando brincam com a arte em casa.

O Museu da Imaginação oferece essa possibilidade, colocando à disposição kits que podem ser adquiridos e que proporcionam a sua família momentos de lazer, diversão, criatividade, cultura e entretenimento. Conheça alguns deles:

Kit Oficina Brincando de música

Ajude os pequenos a construírem os seus próprios instrumentos musicais. A partir daí, eles descobrirão novos sons, ritmos e as mais diversas possibilidades.

Essa atividade permitirá que eles desenvolvam suas habilidades motoras e cognitivas.

Kit Oficina Histórias de artistas

A partir da criação dos próprios artistas e de suas obras, as crianças montam o ambiente e o teatro está formado.

A imaginação, criatividade e a capacidade de inventar e narrar suas aventuras estimula a expressão verbal, onde a História da Arte é desenvolvida.

Kit Oficina Estamparia – Flâmula

O aprendizado da estamparia manual é muito divertido, pois elas criam suas próprias matrizes exclusivas, experimentando:

• texturas,
  • padrões,
  • composições.

Todas essas descobertas os levarão a fabricar uma flâmula, que poderá ser utilizada para a decoração dos seus quartos.

O kit é uma verdadeira investigação de processos que muito mais do que divertir, permitirá o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

Kit Oficina Monstrinhos Imaginários

Essa oficina é inspirada na obra “O Jardim”, do artista Joan Miró, e convida as crianças a produzir o seu próprio brinquedo, ou seja, o seu monstrinho.

A atividade potencializa as habilidades e coordenação motora, estimulando a imaginação e inovação. Depois de todo o processo de montagem e elaboração do personagem, um novo brinquedo passa a fazer parte da vida delas.

Existem ainda muitas outras opções divertidas que envolvem toda a família, sempre com foco em trabalhar a arte em casa.

E tem brinde!

O Museu da Imaginação oferece a você um brinde quando a opção de compra for de 2 ou mais kits.

Trata-se do “Brincando com obras de arte”, uma atividade divertida que desperta o interesse das crianças em conhecer os artistas e suas obras.

Agora que você já sabe sobre as possibilidades em trabalhar a arte em casa, acesse nosso site e escolha as oficinas que mais lhe agradam para presentear as suas crianças!