Todas as formas de arte contribuem para o desenvolvimento infantil e a música tem papel especial e ajuda a estimular áreas importantes do cérebro relacionadas à cognição e ao desenvolvimento de habilidades como a fala e a coordenação motora. Leia mais!
A música no desenvolvimento infantil contribui para a integração da sensibilidade e da razão, colabora com a comunicação, expressão corporal e socialização, estimula a concentração e a memória, além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem.
Se a criança é estimulada com música antes dos cinco anos, desenvolve a área frontal do cérebro de forma a ter melhor raciocínio lógico e abstrato. A música integra corpo e mente e neste artigo selecionamos alguns benefícios da música no desenvolvimento infantil. Continue a leitura para entender sua importância!
A música exerce um poder de sensibilizar a criança e isso faz com que ela se envolva na melodia e se concentre no que está ouvindo. Essa atenção ao som potencializa o poder de concentração e, se ainda, ela for capaz de cantar um trecho ou aprender a música por completo, é sinal de que ela consegue focar naquela tarefa.
Se a musicalização for acompanhada de aprendizado de algum instrumento, será ainda mais benéfica para desenvolver e aumentar a concentração.
Algumas áreas do cérebro que são ativadas com a musicalização na infância têm muito a ver com o processo educativo. Raciocínio e memória bem desenvolvidos são ferramentas importantes na escola e a música é capaz de desenvolver a percepção espacial e ativar a memória.
A música no desenvolvimento infantil também faz com que as crianças tenham uma maior facilidade no aprendizado da matemática.
A música é uma fonte de estímulos inigualável para o desenvolvimento das expressões corporais. Ela integra corpo e mente, ativa a sensibilidade e também a razão, facilita a comunicação e a consciência do corpo, demonstrando seus sentimentos através dele.
Com a música no desenvolvimento infantil, a criança pode melhorar comportamentos como a indisciplina e a timidez e refinar sua coordenação motora, principalmente se também exercitar a dança juntamente com a música.
Antes mesmo de iniciar a escolarização, a música é benéfica para desenvolver afetividade e confiança entre os pais e os filhos. Ela traz conforto e segurança emocional, facilita a socialização, a cooperação e a empatia nas crianças.
Crianças em fase escolar se beneficiam de maneira importante do processo de musicalização. Ao cantarem ou ouvirem as músicas, por exemplo, palavras são entendidas nos seus significados e os sons produzidos são estimulantes para o aprendizado da linguagem e para a alfabetização. Além disso, a repetição de músicas melhora a dicção dos alunos.
Como podemos observar, o contato com a música no desenvolvimento infantil é muito importante para o estímulo de várias áreas. A musicalização pode e deve ser estimulada desde muito cedo, em casa e pelos pais.
Geralmente, as brincadeiras com música são as preferidas das crianças e essa maneira lúdica de introduzir a música na vida delas vai trazer muitos benefícios para o cérebro e para o emocional. Aposte num repertório rico, com vários estilos, de diversas origens e que utilize os mais variados instrumentos musicais.
Agora que você já sabe a importância da música no desenvolvimento infantil, visite o nosso site e confira as nossas atrações e oficinas!