Curiosidade infantil: qual a sua importância no aprendizado e como estimulá-la?

curiosidade infantil qual a sua importancia no aprendizado e como estimula la

A curiosidade é uma característica importante do ser humano e, desde bem cedo, as crianças apresentam um desejo de conhecer e saber das coisas. Ela se manifesta de várias maneiras nos pequenos, seja nas perguntas, nas brincadeiras, nas experiências e nos erros e acertos. É preciso entender que a curiosidade é um processo natural e é importante estimular as crianças a serem mais curiosas e descobrirem mais.

Observa-se, de forma geral, que essa característica no primeiro ano de vida é um processo interior da criança, sem manifestação exterior. No segundo ano de vida, a criança começa a se manifestar e demonstrar que percebe o mundo à sua volta e que as pessoas e as coisas são diferentes dela mesma, e aí que se inicia a fase das perguntas, a famosa “fase dos porquês”.

A fase dos “porquês”

A curiosidade infantil é normal e é preciso ter o cuidado de não associar as perguntas que as crianças fazem com falta de educação. Ser curioso é a motivação para aprender mais e as perguntas têm que ser sempre bem vindas. O adulto deve entender que é preciso valorizar essa fase e estimular essa curiosidade nas crianças, para que o aprendizado aconteça, isso é fundamental.

Por serem questionadoras, as crianças estão a todo tempo prontas a aprender. Não inventar respostas ou mentiras é muito importante para que elas criem confiança e não busquem respostas em fontes nada confiáveis. A curiosidade infantil é a maneira que as crianças têm de serem ativas intelectualmente.

. Na fase dos porquês, algumas perguntas podem ser embaraçosas, mas, ao perguntar, as crianças demonstram interesse natural pelo conhecimento, e os adultos responsáveis em respondê-las devem procurar uma maneira lúdica e instrutiva de satisfazê-los

Como estimular a curiosidade infantil?

Sendo um processo natural e um gatilho para o aprendizado, a curiosidade infantil deve ser sempre estimulada e não desencorajada. Através das perguntas, as crianças exploram os fenômenos até então desconhecidos por elas e que levam a outras perguntas e novos conhecimentos. Aos pais e educadores alguns passos são essenciais para estimular a curiosidade:

Ouvir com atenção as perguntas e sempre responder

Essa é uma forma para que as crianças se sintam seguras para sempre perguntar quando não souber ou entender alguma coisa.

Estimular o raciocínio

Mesmo dando a elas respostas, é bom que elas sejam estimuladas a buscar mais informações de forma autônoma e por meio de experiências próprias. Uma boa dica é através de brincadeiras e jogos que as façam pensar.

Expor as crianças às artes

A arte é importante para o desenvolvimento infantil: música, pintura, desenho, teatro, dança, contação de histórias, tudo isso leva as crianças a desenvolverem habilidades importantes para a vida.

Benefícios de estimular a curiosidade infantil

Pesquisas da Universidade da Califórnia apontam que o cérebro da criança é preparado para a aprendizagem imediata, instigar de forma mais efetiva e prazerosa a curiosidade desperta e estimula a criança. Dentre os benefícios observados estão:

• Desenvolvimento da criatividade: elas ficam mais inventivas e alguns talentos artísticos podem ser observados;
  • Fortalecimento das relações sociais: aproximação maior com a família e estreitamento dos laços afetivos;
  • Desenvolvimento do cérebro: maior fixação dos conhecimentos com capacidade de classificar e refletir sobre as informações recebidas.

Entender a importância da curiosidade infantil e estimulá-la é fundamental para que as crianças despertem o interesse pelo aprender. Vale a pena encontrar atividades que as façam explorar e exercitar a curiosidade, pois assim há maior engajamento dos pequenos no processo e os benefícios são visíveis em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Aqui no Museu da Imaginação você encontra diversas atrações e oficinas que vão estimular ainda mais a curiosidade infantil. Confira em nosso site!