Desenvolvimento infantil: a importância da imaginação e como cultivá-la

desenvolvimento infantil a importancia da imaginacao e como cultiva la

Uma característica muito importante das crianças é a sua capacidade de criar brincadeiras e inventar coisas para se divertirem. Principalmente no início da infância, as crianças estão sempre aprendendo algo novo e os estímulos são fundamentais para que elas se desenvolvam de forma feliz e autônoma.

A imaginação é a capacidade de resolver situações, criando possibilidades de lidar com o desconhecido e buscando soluções. Estimular essa característica pode ser capaz de transformar a criança em um adulto inovador e criativo.

Por isso, continue a leitura deste artigo com dicas para estimular a imaginação das crianças.

Limites sim, mas sem exageros

As regras são importantes para o aprendizado das crianças, porém exagerar ou criticar demais as coisas que você considera errado pode desestimular seu filho, deixando-o inibido, com medo dos julgamentos e bloqueando sua criatividade. Se no desenho ele coloriu o ursinho de verde, não o critique por isso. Deixe-o sonhar e dar asas à imaginação!

Promova um ambiente favorável

Como já dissemos, o ambiente é importante para cultivar a imaginação e a criatividade das crianças. Ter brinquedos, jogos, livros, música, lápis de cor e papel é necessário para que a criança crie fantasias e deixe fluir as ideias. Porém, não é preciso coisas caras e é importante que a família os incentive a criar brinquedos com caixas e outras coisas.

Seja presente e participe

Para cultivar a imaginação dos filhos também é importante a presença e a participação dos pais e de toda a família. Os adultos podem cooperar oferecendo estímulos para que eles contem histórias, façam cenários, criem objetos. 

Um lençol que você pega para criar uma cabaninha, um recorte com tesoura no papelão para montar um carrinho ou em um tecido para virar uma saia de princesa, toda ajuda dos pais e da família estimula a criatividade.

Incentive a Literatura, a arte e a natureza

O contato com esses três pilares é uma importante ferramenta para incentivar e cultivar a imaginação. Ler para uma criança é uma atitude fundamental para o seu desenvolvimento, estimulando a criança a ouvir e a criar imagens mentais. Além de ler, é necessário que a criança tenha contato com os livros, vejam as ilustrações e através delas criem suas próprias histórias. 

Quando em contato com a arte, a criança deve ser incentivada pelo adulto a ver linhas e formas, a criar desenhos e pinturas e a modelar a massinha. Na natureza estimule-a a explorar o ambiente, conhecendo flores, árvores e animais. 

Perceba o que a criança gosta e incentive o processo

A tecnologia tem roubado bom tempo das crianças e momentos fora dela estão cada vez mais raros, porém é importante que as crianças criem suas brincadeiras e não somente fiquem à frente de uma tela. Preste atenção nas preferências das crianças e incentive-as com outras possibilidades.

Se ela gosta de carros, você pode mostrar livros com carros ou ver um filme sobre o tema. É importante valorizar mais os esforços no processo do que os resultados.

Traga seus filhos para se divertir e brincar no Museu da Imaginação. Aqui promovemos a interação e a experiência das crianças com a arte e o livre brincar. Entre em nosso site e garanta já o seu ingresso!

Veja também

popupsite