“Leonardo da Vinci: Traço de um gênio”: por que visitar essa exposição?

leonardo da vinci traco de um genio por que visitar essa exposicao

Talvez as crianças não tivessem a menor paciência de enfrentar as filas quilométricas no Museu do Louvre em Paris para ver a Mona Lisa, o quadro mais famoso de Leonardo da Vinci. Mas quando elas têm a chance de visitar a exposição “Leonardo da Vinci: traço de um gênio”, no Brasil e sem filas…a diversão é garantida.

Na exposição, que marca os 500 anos da morte do artista, as crianças se fascinam com a possibilidade de interagir com as obras desse inventor. Num espaço totalmente interativo, as crianças ficam encantadas com as invenções navais, máquinas de guerra e uma das pinturas mais famosas de Leonardo Da Vinci: A Monalisa.

Mais do que saber quem foi Leonardo Da Vinci, quem visita a exposição tem a oportunidade de entrar em contato com o processo criativo do artista, isso por que as crianças podem criar seus próprios inventos, experimentar técnicas da linguagem do desenho e da pintura em nossas oficinas.

Leonardo da Vinci: uma criança em forma de gênio

Esse artista e inventor tinha uma imaginação e uma criatividade sem limites. Talvez sejam essas as características que mais o aproximam do universo infantil. Afinal, as crianças são movidas pela curiosidade, adoram construções e invenções e dar asas à imaginação e Leonardo proporciona isto a elas.

Curiosidade, criatividade e imaginação: a combinação perfeita que fez Leonardo da Vinci se aventurar na pintura, escultura, arquitetura, engenharia, música, filosofia e em diversas áreas da ciência, como a anatomia humana.

Em todas essas vertentes, o artista conseguiu expressar toda a sua genialidade em desenhos de bicicleta, carros, helicóptero, submarino, catapulta, tanque, metralhadora e outros. Pintou murais, como “A Última Ceia” e desenhou o “Homem Vitruviano”.

Não há quem não conheça esse desenho de tinta em papel com duas figuras masculinas sobrepostas, com braços e pernas separados, dentro de um círculo e um quadrado. A obra é considerada por muitos um estudo das proporções e uma perfeita união entre arte e ciência.

Leonardo da Vinci no Museu da Imaginação

Nesse espaço inspirador, as crianças são apresentadas a uma palavra difícil: “polímata”, usada para descrever um indivíduo que conhece muitas ciências. Era o caso de Da Vinci, que nasceu antes do Brasil ser descoberto, mas deixou um legado inestimável com suas invenções, para as ciências e as artes.

Ainda hoje toda sua genialidade desperta a curiosidade de adultos e crianças. E muitos cientistas, pesquisadores e inventores se inspiram nela para criar suas invenções. Para homenageá-lo, o Museu da Imaginação preparou essa exposição totalmente interativa. Onde todos podem ampliar, revelar e dar asas a sua imaginação e sentir-se um Da Vinci por um dia!

Todas as atividades contam com o acompanhamento de um educador – um profissional que, mais do que simplesmente acompanhar as atividades, possibilita às crianças, de modo acessível, diálogo e troca por meio de vivências que unem conhecimento e brincadeiras.

Ainda não viu à exposição “Leonardo da Vinci: Traço de um gênio”? Não deixe de dar essa oportunidade aos seus filhos, sobrinhos, amigos, alunos etc. As crianças – e os adultos – merecem conhecer a vida e a obra de um dos maiores gênios da humanidade. Esperamos vocês!