Melhores práticas para apoiar as crianças durante a pandemia de COVID-19

As crianças continuam em casa em virtude da pandemia de COVID-19 e os pais buscam a cada dia melhores práticas para apoiá-las nesse período. 

É importante lembrarmos que os processos de desenvolvimento, de aprendizado, de estudo e de crescimento das crianças não pararam porque elas estão em casa.

Por isso todo o apoio dos adultos é mais fundamental do que nunca. 

Continue a leitura e confira algumas práticas simples e eficazes para apoiar a criança nesse período de pandemia e isolamento social. 

Aproveite o período da pandemia de COVID-19 para interagir mais!

As crianças adoram interagir e necessitam da presença de pessoas da mesma idade ou dos pais para isso. 

Esse período em casa, em virtude da pandemia de COVID-19 é uma grande oportunidade para brincar de forma mais intensa e interativa com ela. 

Por exemplo, se a criança lhe mostra algo, entre em seu mundo, nomeie o objeto e entregue-o novamente a ela falando o nome em voz alta. 

No mundo infantil tudo pode ganhar forma e dar asas à imaginação. 

Um simples brinquedo, objeto ou imagem podem ser o ponto inicial para grandes brincadeiras de faz de conta. 

E, de acordo com os especialistas, interações intensas com as crianças ajudam de forma significativa no desenvolvimento cerebral, ou seja, da inteligência

Não se isole!

Em época de isolamento social por causa da pandemia de COVID-19 é de fundamental importância para os adultos e para as crianças as interações sociais.

Utilize-se da tecnologia e tire um tempo ao lado delas para interagir com outros familiares e amigos que estão distantes. 

Crianças adoram os mimos dos avós, sempre que houver possibilidade permita essa integração entre eles.

Dependendo da idade é possível ainda proporcionar momentos especiais de interações entre os amigos dela criando salas para conversarem e interagirem entre si. 

Se houver possibilidade e não comprometer a segurança em relação ao coronavírus saia um pouco com os pequenos para passear em torno da sua quadra, cumprimente as pessoas para que eles percebam o valor da interação. 

Estimule a criatividade

Criança adora desenhar. Uma dica super legal para distrair as crianças durante a pandemia de COVID-19 é pedir para elas montarem cartazes com desenhos e palavras de incentivo para as pessoas se cuidarem e ficarem em casa. 

Fixe esses cartazes nas janelas, portas do corredor do prédio e portões da casa para serem vistos pelos vizinhos e demais pessoas. 

Não esqueça de dar um tempo para você

Se o estresse, cansaço ou monotonia começarem a invadir sua alma, o que é normal nesse período de pandemia de COVID-19, dê um tempo para você!

Se permita um momento para dar uma volta, tomando os devidos cuidados e arejar a mente.

Tire um tempo para leitura ou meditação. 

Compreenda que não conseguimos dar conta de tudo sozinhos e que a exemplo das crianças nós também precisamos nos apoiar nesse momento. 

Por isso, ligue para um amigo ou familiar e converse sobre seus sentimentos, eliminando a sensação de solidão que todos sentimos.

Fazendo isso você vai perceber que retomará suas atividades com as crianças de forma mais produtiva e tranquila, sabendo exatamente o que fazer para apoiá-las e interagir com elas nesse momento de isolamento.

Esse post foi baseado no artigo publicado como apoiar as crianças (e a si mesmo) durante o surto da COVID-19, produzido por Center on the Developing Child – Harvard University.

Veja também

popupsite