O lúdico para o desenvolvimento infantil

o ludico para o desenvolvimento infantil

Há muito tempo, educadores sabem da importância do conteúdo lúdico para todo o processo de aprendizado da criança.

O livre brincar deve fazer parte da infância, no entanto, uma atividade lúdica não se restringe apenas a desenvolver brincadeiras para a criança dentro de uma sala de aula ou em outro espaço.

As atividades lúdicas precisam proporcionar momentos de prazer, de entrega e integração. Precisam também ter objetivos pré-estabelecidos pelo educador que deve estimular e proporcionar que sejam alcançados pelas crianças. 

Ficou interessado no assunto? Saiba mais sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil ou das crianças as crianças lendo nosso post!

O que é uma atividade lúdica?

Tanto Piaget como Vygotsky, entre suas semelhanças e diferenças de pensar em torno do desenvolvimento infantil, destacam a importância do lúdico para o desenvolvimento das as crianças. 

Pode-se definir lúdico como um recurso metodológico que é usado pelos educadores para auxiliar a aprendizagem das crianças dentro do contexto educacional.

As atividades lúdicas podem ser orientadas por meio de brincadeiras e jogos, mas obrigatoriamente devem trazer conteúdos que agreguem mais conhecimento e que possibilitem uma exploração em torno do que se pretende ensinar, proporcionando um jeito prazeroso de aprender.

A importância do lúdico deve ser considerada desde bebê, já que pode ser usado para promover a aprendizagem e o desenvolvimento físico, intelectual, cognitivo e social da criança. 

Qual a importância do lúdico no desenvolvimento da criança?

O conteúdo lúdico está muito além de um momento de brincadeira para as crianças, ele se caracteriza em uma atividade coordenada pelo responsável que possibilita a aprendizagem, desenvolvendo as funções cognitivas e trabalhando o lado psicológico, social e afetivo. 

As atividades lúdicas promovem:

  • o desenvolvimento das partes motoras e afetivas,
  • uma maior compreensão do aprendizado,
  • uma melhor socialização,
  • o desenvolvimento da imaginação,
  • facilidade de memorização,
  • liberdade de expressão,
  • a criatividade
  • o raciocínio lógico,
  • a autonomia da criança.

O lúdico deve ajudar no desenvolvimento da aprendizagem escolar levando conhecimento, facilitando a comunicação e ajudando no psicoemocional da criança.

Como desenvolver atividades lúdicas

As atividades lúdicas dentro da aprendizagem devem possibilitar que a criança trabalhe as diversas matérias, como ciências, matemática, artes e outras, de forma integrada, divertida e produtiva. 

Pensar no lúdico é criar brincadeiras que estimulem a criança a:

  • desenvolver o raciocínio, 
  • saber fazer escolhas,
  • pensar em estratégias,
  • respeitar as regras,
  • representar papéis,
  • explorar o conteúdo transmitido em sala de aula.

A atividade lúdica consiste também em ensinar a criança brincando, já que nela o professor ou responsável precisa definir os objetivos, estabelecer as regras e exigir o cumprimento das mesmas, estimulando-as a desenvolver as atividades mediando todas as ações. 

Quais são os espaços que podem promover um aprendizado lúdico?

É pela brincadeira que a criança tem um contato mais direto com o objeto ou material que está a sua volta. 

É nesse contato que ela será estimulada para imaginar e trocar ideias, despertando o imaginário infantil e ordenando o mundo a sua volta.

Vários espaços podem promover o aprendizado lúdico, entre eles estão:

Família

A família também deve ter papel importantíssimo no desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e afetivo da criança. As brincadeiras proporcionadas em família são ferramentas essenciais para o desenvolvimento da criança como um ser integral. 

Por isso, desde o nascimento, a criança deve ser estimulada, principalmente pelos pais, para desenvolver suas capacidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais. 

Sala de aula

A importância do desenvolvimento de atividades lúdicas e conteúdos lúdicos para as crianças pode ser proporcionada e observada também em sala de aula. 

No ambiente escolar as atividades lúdicas são essenciais para estimular a construção e a compreensão do conhecimento humano por meio dos conteúdos aplicados nas brincadeiras e nos jogos. 

Atividades extracurricular

Praticar o lúdico além da sala de aula é uma oportunidade ímpar de promover aprendizado em outra atmosfera. 

Crianças e adolescentes adoram atividades extracurricular, em especial as saídas ou estudos de campo.

Nelas os alunos têm a oportunidade de vivenciar e conviver com o conteúdo aprendido em sala de aula.

Isso pode acontecer em zoológicos, planetários, jardins botânicos, centros de cultura e visitas a museus

Os museus, em especial, proporcionam experiências e diálogos com a área e o conteúdo desenvolvido em sala de aula.

O Museu da Imaginação é um espaço que promove o conhecimento às crianças por meio de brincadeiras e ludicidade. Aqui a criança tem a oportunidade de conhecer, vivenciar e experimentar a Arte na sua essência, resgatando o prazer de brincar.

As visitas educativas ao museu são rodeadas de vários espaços com atividades lúdicas proporcionando às crianças desafios, diversão e construção de conhecimento.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento lúdico para as crianças, venha conhecer os espaços lúdicos do Museu da Imaginação e agende sua visita!

Veja também

aviso