O que é a Arteterapia?

o que e a arteterapia

Se a humanidade um dia aprendeu a falar, inventar a roda e sair das cavernas, uma das responsáveis por isso é a Arte. 

A capacidade de abstrair, de admirar a beleza de uma canção ou de refletir sobre uma história contada é algo decisivo para estimular a criatividade e a capacidade intelectual de qualquer pessoa, não importando se é criança ou adulto.

É graças a essa influência da arte no nosso dia a dia, de qualquer tipo de manifestação artística, que surgiu a Arteterapia.

A arte de ajudar as pessoas

A Arteterapia, de um modo simples e direto, é a utilização de alguma prática artística com o objetivo de trazer bem estar para as pessoas, permitindo que elas conheçam melhor a si mesmas, obtenham autoestima e tranquilidade.

Essa prática terapêutica pode ser aplicada de forma individual, ou até mesmo para um grupo de pessoas. Por meio dela é possível amenizar os impactos provocados por traumas e a tensão do dia a dia.

Diante de um cotidiano atribulado, com várias obrigações e compromissos, a Arteterapia consegue fazer as pessoas voltarem os seus olhares para a arte, obtendo com isso vários benefícios, que vão desde aliviar o nervosismo a estimular a criatividade.

A Arteterapia usa as distintas modalidades artísticas, que podem ser a pintura, a escultura, o desenho, a narrativa literária, a dança, o audiovisual, a fotografia e a música. 

É importante destacar que na Arteterapia não há uma preocupação com a técnica estética do realizador da obra. O principal intuito é proporcionar bem estar por meio da expressão e dos sentimentos que as obras transmitem. 

O profissional Arteterapeuta

A Arteterapia ainda é para muitas pessoas uma novidade. É possível afirmar que há mais de 10 anos essa prática vem ajudando várias pessoas em todo o Brasil.

O profissional que quer atuar como Arteterapeuta pode ingressar em algum curso de pós-graduação. A partir disso ele estará apto a atuar nas áreas da saúde, educação social, bem como em ONGs, e demais instituições voltadas para a recuperação e integração social de pessoas.

As vantagens da Arteterapia

É importante salientar que o objetivo principal da Arteterapia não é formar artistas profissionais, mas sim, permitir que a pessoa expresse os seus sentimentos. 

Ao praticar a Arteterapia, o paciente terá ferramentas para compreender a si mesmo, tudo de um modo lúdico e intuitivo. Entre os benefícios que esse tipo de terapia traz confira alguns abaixo.

Estimula a criatividade

O uso das capacidades intelectuais proporcionado pela arte estimula a criatividade. Com isso a pessoa potencializa a sua capacidade de raciocínio e de imaginação.

Potencializa a confiança

A pessoa percebe que ao criar algo de cunho artístico tem mais autoestima, podendo transmitir essa confiança também para outros aspectos da vida cotidiana.

Beneficia a concentração

Manter o foco em uma atividade artística melhora a concentração, a coordenação motora e permite que o paciente tenha um foco e objetivo.

A arte possui um caráter libertador e saudável

E na Arteterapia existe um tripé formado pelo terapeuta, o paciente e a arte criada. Isso coloca o paciente como um agente da sua criatividade, o que proporciona vários benefícios.

Podemos então concluir que, a Arteterapia é uma alternativa saudável e eficiente quando o assunto é saúde e bem estar, ainda mais nos tempos em que vivemos.  

Veja também

popupsite