Império Romano

Curiosidades

9- Historiadores dividem o império Romano em quatro fazes, de acordo com as dinastias que existiram de 27 a.C. a 235 d.C., são elas: Dinastia Júlio-Claudiana, de 27 a.C. a 68 d.C.; Dinastia Flaviana, de 69 a 96 d.C.; Dinastia Nerva-Antonina, de 96 a 192 d.C.; Dinastia Severa, de 193 a 235 d.C. A partir de 235 d.C., inicia-se a crise do terceiro século que culmina na queda do império romano.

Império Romano - Você Sabia

Figura 9 - Grandes imperadores romanos.

 

10- Apesar de um imperador romano ter absoluto poder, sua posição como detentor do poder político, militar e religioso era frágil, isso porque constantemente esses mesmos poderes voltavam-se contra eles, que levavam a conspirações e assassinatos de imperadores. O exército era uma constante preocupação para o império, sendo um grupo que frequentemente voltou-se contra a autoridade máxima romana. As províncias romanas também era fundamentais para manutenção do poder do imperador, que constantemente tinha que lidar com a insatisfação dessas. Nelas era produzido o grosso do que era consumido em Roma, sobretudo o alimento, a satisfação delas, sua estabilidade e fidelidades eram de suma importância para o império.

 

Dica Cultural

Quer a dica de uma maneira divertida de aprender mais sobre o Império Romano?

Império Romano - Você Sabia

36ª edição das histórias de Astérix, “O Papiro de Cesar” (2015), conta a história de como, César, Imperador Romano, decide escrever suas memórias. E nelas, assume que nunca conquistou toda a Gália, pois há uma aldeia de gauleses irredutíveis que não se submetem a Roma.

Você conhece a história de algum outro grande império?

Que tal dar uma passadinha no nosso Panorama Asteca e conhecer mais sobre esse incrível império mesoamericano. Encontre um QR Code na maquete e divirta-se!

curiosidades anteriores Curiosidades Iniciais



Clique aqui para comprar seu ingresso