O Museu da Imaginação acredita que a produção artística de crianças é uma forma de estimular o aprendizado e a criatividade. Além de ter experiências nos espaços expositivos, o público também pode produzir suas próprias obras.
teste
Os participantes desta oficina irão explorar várias formas da linguagem da arte, como pintura, desenho, estamparia, colagem, ilustrando suas canecas e ao final, terão suas canecas personalizadas.
Idade Sugerida: 4+
Nestas contações são narradas as histórias sobre personagens populares brasileiros. Os participantes são levados a conhecer um pouco mais sobre esses mitos, suas origens, as lendas por trás de seus poderes e sua importância.
Nessa oficina, o público é convidado a construir, utilizando materiais simples, automóveis imaginados. A criatividade é central nessa oficina e os educadores incentivam, ao longo da oficina, a desconstrução das formas.
Nessa oficina as crianças irão conhecer algumas técnicas da modelagem em argila, desenvolvendo repertório e habilidades que ampliarão sua criatividade para confeccionar objetos utilitários em argila.
A observação será o combustível dessa oficina que traz a cada participante o contato com o fazer artístico através da pintura e seus gêneros, apresentando às crianças a importância do olhar na arte renascentista.
Nesta oficina as crianças irão conhecer o material Play mais, feito de amido de milho. São pequenos pedaços em flocos coloridos, que umedecidos com água, se unem e nos dão a possibilidade de com ele construir diversos tipos de esculturas, bichos, arvores, flores, enfim o que nossa imaginação permitir e inventar. No mês de novembro iremos criar também seres imaginários
Sugestão de idade: Livre Participantes: 20 Duração: Aproximadamente 45
Nessa oficina, as crianças serão convidadas a modelar personagens imaginários, refletindo sobre as formas, as cores e a construção de personagens. Utilizando a massinha, é possível criar infinitamente qualquer coisa, de um personagem a uma cena inteira.
Nesta oficina, os participantes têm a oportunidade de adentrar ao ambiente da arte urbana (arte de rua) por meio de artistas e criar suas próprias obras. Aprenderão a fazer máscaras, carimbos e aplicarão com pincel, rolinhos e borrifadores. Uma forma interessante de integração e iniciação ao grafite por permitir que qualquer pessoa crie seu desenho e faça sua própria arte.
Sugestão de idade: Livre Participantes: 20 Duração: Aproximadamente 1h.
Utilizando colagens, recortes e dos recursos gráficos dos quadrinhos, esta oficina coloca o público no mundo da criação de histórias de forma simples, dinâmica e descontraída, onde as crianças poderão desenvolver suas próprias narrativas.
Criação artística por meio de colagens de recortes de revistas, jornais, fotografias e tecidos, trabalhando a sobreposição de imagens e composições formais que partem das emoções e da imaginação.
Sugestão de idade: Livre Participantes: 15 Duração: Aproximadamente 30 minutos
Nesta oficina, as crianças entrarão em contato com a técnica da pintura de observação, e poderão criar suas próprias obras a partir da observação de uma cena ou de um modelo vivo.
Com muita imaginação, a criança é convidada a construir objetos imaginários utilizando materiais reciclados e seus formatos, pesos, cores e características. Dessa forma, surgem novas histórias, novas ferramentas e a possibilidade de inventar o que ainda não foi pensado.
Nessa oficina, o público é convidado a confeccionar uma máscara de personagem da cultura popular brasileira, utilizando a imaginação para recriar, com cores e texturas diferentes, novas formas de ver esse personagem.
Inspirados nas obras dos artistas Rubem Valentim e Emanoel Araújo, as crianças, nesta oficina, serão convidadas a criarem obras tridimensionais em um jogo de cores, formas e simbologias.
Reaproveitando tecidos e peças de costuras, explorando a imaginação e a criatividade, as crianças são incentivadas a confeccionarem seu próprio boneco de pano. Esta oficina fortalece a integração de diversas faixas etárias, valorizando a produção de brinquedos de baixo custo.
Nesta oficina as crianças poderão vivenciar a experiencia de produzir uma imagem em papel e colar nas paredes utilizando essa linguagem artística, aproximando assim a arte de rua com a ludicidade proposta pelos educadores.
Nesta história, um monstro representa seus sentimentos por meio das cores. Os participantes são convidados a perceber, conhecer e entender os sentimentos do monstro e os seus próprios.
A oficina é a retomada histórica da cultura africana, a partir do que se passou na diáspora negra durante o trajeto dos navios negreiros, em que mães presenteavam seus filhos com uma boneca feita de retalhos de tecido.
Sugestão de idade: Livre Participantes: 20 Duração: Aproximadamente 30 minutos
Aproximando as crianças do folclore brasileiro, as crianças serão convidadas a confeccionarem personagens e se transformarem nestes personagens da cultura brasileira, literalmente vestindo-se deles.
Nesta oficina as crianças são convidadas a explorar o mundo dos sonhos e do sono, produzindo um travesseiro que corresponda a seu mundo onírico. Assim, compartilhando e vivenciando ludicamente a infância, valora-se a confecção de brinquedos de baixo custo.
Nesta oficina os participantes experimentarão a sensação de mandar e receber cartões postais. Propondo uma central de correio, a “central da Imaginação”, os cartões serão enviados internamente no Museu da Imaginação, e desta forma poderão ser trocadas entre destinatários conhecidos ou para alguém que não conhecemos e gostaríamos de enviar.
Incentivando o uso de materiais diversos, como bolas de plástico, tecidos, barbantes, flocos de espumas, essa oficina propõe a criação de características e personalidades de personagens a partir da técnica de manipulação de luvas, também conhecida como fantoches.
Utilizando bexigas de plástico, enchimento e materiais diversos, as crianças poderão dar forma e expressões aos seus personagens, tornando-o sensoriais ao toque. Essa oficina auxilia na coordenação motora e o desenvolvimento da criatividade.