Em época de isolamento social muitos pais ainda têm dúvidas de como ajudar as crianças a estudarem em casa para que não fiquem prejudicadas no conteúdo.
Boa parte dos estados brasileiros mantêm as aulas suspensas em virtude da COVID- 19 e a maioria das escolas está aderindo ao homeschooling ou a educação domiciliar.
No entanto, muitos pais enfrentam dificuldades para adaptarem as atividades online enviadas pelas escolas a rotina da casa e dos filhos.
Se você está enfrentando essa dificuldade, continue lendo nosso post e saiba como organizar a sua rotina com a das crianças e ajudá-las a estudar em casa sem estresse e de forma produtiva!
A importância do interesse e do apoio dos pais nos estudos dos filhos
Há muito tempo é falado sobre a importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos de forma geral.
Crianças que percebem o interesse e contam com o apoio dos pais em suas atividades escolares sentem-se mais seguras e geralmente apresentam maior evolução no processo de aprendizagem.
Mas, em período de isolamento social como ajudar as crianças a estudarem em casa sem perder a motivação e sem estresse para elas e para os pais?
Como ajudar as crianças a estudarem em casa durante a quarentena?
O Coronavírus trouxe alguns desafios para os membros de uma mesma família enfrentarem juntos.
Um deles é a permanência constante em casa e o outro é cuidar para que a criança continue sua rotina escolar que está sendo transmitida pelos professores por meios digitais.
Como então se organizar em casa para inserir os conteúdos escolares? E como ajudar as crianças a estudarem em casa?
Confira!
Combine e estabeleça com ele uma rotina de estudos
A criança precisa compreender que as aulas continuam, de forma diferente, e que é preciso seguir os conteúdos que os professores estão passando e realizar os combinados estabelecidos.
Por isso, converse e defina horários para a rotina diária de estudos, assistindo os conteúdos e realizando as tarefas solicitadas.
Ajude a preparar o ambiente
O estudo deve acontecer em um ambiente silencioso e propício para as atividades.
Por isso, é importante adequar as rotinas da casa para o momento da aula.
Mostre interesse e ofereça ajuda
Converse com seu filho sobre o conteúdo dado pela professora e ofereça ajuda. Uma boa alternativa é incentivar a leitura de outros conteúdos sobre o assunto.
Se a tecnologia é uma excelente ferramenta em sala de aula, para quem está procurando alternativas de como ajudar as crianças a estudarem em casa, ela é indispensável.
Inúmeros sites e aplicativos disponibilizam tour virtual possibilitando conhecer museus, bibliotecas e até atrações turísticas dos mais variados países que serão grandes fontes para enriquecer as matérias e despertar o interesse pelo estudo.
Insira o lazer
Além de aprender como ajudar as crianças a estudarem em casa, é fundamental compreender que o lazer também precisa existir entre as horas de estudo.
Por isso, deve-se promover atividades divertidas nos horários extras.
Essas atividades podem ser jogos online com os amigos da escola ou outras tarefas eletrônicas.
Não esqueça de que não é muito indicado uma criança passar várias horas do dia usando dispositivos móveis.
Para distraí-lo a família pode criar e inventar jogos e programas educativos em grupo.
Sabemos o quanto está difícil se adaptar a esta nova rotina e forma de estudo tanto para pais, alunos quanto aos professores.
Acreditamos que o contato com a arte e com práticas artísticas podem ajudar muito neste momento de quarentena, relaxando e preparando todos para a nova rotina exigida.
Por isso, recomendamos a incorporação de atividades como desenhar, colar, cortar, pintar e modelar, que, além de divertir, podem auxiliar na concentração e renovação de energias.
Para ajudar e estar próximo de vocês neste momento, o Museu da Imaginação desenvolveu oficinas criativas com muita diversão e aprendizado.
Os kits oficinas, desenvolvidos por nós, foram pensados como práticas fundamentais ao desenvolvimento da criança estimulando a criatividade, a sensibilidade e a imaginação, além de contribuir com a construção da formação cultural das crianças.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos kits!