Curiosidade infantil: qual a sua importância no aprendizado e como estimulá-la?

iStock

A curiosidade é uma característica importante do ser humano e, desde bem cedo, as crianças apresentam um desejo de conhecer e saber das coisas. Ela se manifesta de várias maneiras nos pequenos, seja nas perguntas, nas brincadeiras, nas experiências e nos erros e acertos. É preciso entender que a curiosidade é um processo natural e é importante estimular as crianças a serem mais curiosas e descobrirem mais.

Observa-se, de forma geral, que essa característica no primeiro ano de vida é um processo interior da criança, sem manifestação exterior. No segundo ano de vida, a criança começa a se manifestar e demonstrar que percebe o mundo à sua volta e que as pessoas e as coisas são diferentes dela mesma, e aí que se inicia a fase das perguntas, a famosa “fase dos porquês”.

A fase dos “porquês”

A curiosidade infantil é normal e é preciso ter o cuidado de não associar as perguntas que as crianças fazem com falta de educação ou como impertinência. Ser curioso é a motivação para aprender mais e as perguntas têm que ser sempre bem-vindas. O adulto deve entender que é preciso valorizar essa fase e estimular essa curiosidade nas crianças, para que o aprendizado aconteça, isso é fundamental.

Por serem questionadoras, as crianças estão a todo tempo prontas a aprender. Não inventar respostas ou mentiras é muito importante para que elas criem confiança e não busquem respostas em fontes nada confiáveis. A curiosidade infantil é a maneira que as crianças têm de serem ativas intelectualmente.

Na fase dos porquês, algumas perguntas podem ser até complexas, mas, ao perguntar, as crianças demonstram interesse natural pelo conhecimento.
Como funciona o nosso cérebro? Como funciona meu coração? Essas podem ser uma das várias perguntas que uma criança pergunta durante seu período de aprendizado na escola. Uma maneira lúdica e instrutiva de ensinar, é por meio das nossas exposições Dentro do Cérebro e Biomáquina. Temos 13 atrações no Museu, e cada uma visa estimular habilidades diferentes.

Como estimular a curiosidade infantil?

Sendo um processo natural e um gatilho para o aprendizado, a curiosidade infantil deve ser sempre estimulada e não desencorajada. Através das perguntas, as crianças exploram os fenômenos até então desconhecidos por elas e que levam a outras perguntas e novos conhecimentos. Aos pais alguns passos são essenciais para estimular a curiosidade:

Ouvir com atenção as perguntas e sempre responder

Essa é uma forma para que as crianças se sintam seguras para sempre perguntar quando não souber ou entender alguma coisa.

Estimular o raciocínio

Mesmo dando a elas respostas, é bom que elas sejam estimuladas a buscar mais informações de forma autônoma e por meio de experiências próprias. Uma boa dica é através de brincadeiras e jogos que as façam pensar.

Benefícios de estimular a curiosidade infantil

Pesquisas da Universidade da Califórnia apontam que o cérebro da criança é preparado para a aprendizagem imediata, instigar de forma mais efetiva e prazerosa a curiosidade desperta e estimula a criança. Dentre os benefícios observados estão:

• Desenvolvimento da criatividade: elas ficam mais inventivas e alguns talentos artísticos podem ser observados;
  • Fortalecimento das relações sociais: aproximação maior com a família e estreitamento dos laços afetivos;
  • Desenvolvimento do cérebro: maior fixação dos conhecimentos com capacidade de classificar e refletir sobre as informações recebidas.

Entender a importância da curiosidade infantil e estimulá-la é fundamental para que as crianças despertem o interesse pelo aprender. Vale a pena encontrar atividades que as façam explorar e exercitar a curiosidade, pois assim há maior engajamento dos pequenos no processo e os benefícios são visíveis em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Aqui no Museu da Imaginação você encontra diversas atrações que vão estimular ainda mais a curiosidade infantil. Confira aqui!