É fundamental estimular as crianças a brincarem, não só pela recreação, mas porque nas brincadeiras elas aprendem habilidades que são importantes para o seu crescimento. Desde que nasce, a criança se relaciona com o mundo, sendo a família o seu primeiro contato social.
Nas brincadeiras em família ela desenvolve várias capacidades: a linguagem, as motoras, as cognitivas e as afetivas. Quando a família brinca com a criança está cooperando para o seu desenvolvimento pleno e saudável.
Nas práticas educativas, as brincadeiras em família desempenham uma função de estreitamento das relações e ensinam às crianças a controlarem e terem domínio das situações rotineiras. Na escola essas práticas já são bem utilizadas e é importante que a família esteja atenta a elas também, ainda mais nos dias atuais, em mundo muito tecnológico e individual.
Confira alguns benefícios que fazem das brincadeiras em família uma importante ferramenta educativa.
Pensamento criativo
Nas brincadeiras em família é possível inventar muitas atividades lúdicas: fazer um show de música, encenar uma história, inventar cenários e objetos diversos. É importante que todos da família embarquem na imaginação das crianças, alimentando as suas ideias e participando do mundo mágico delas.
Atitudes de cooperação
Quando a criança brinca com seus familiares consegue desenvolver com mais facilidade atitudes de cooperação e empatia. Brincar faz parte da socialização e quando surgem ideias de brincadeiras e jogos que precisam envolver outras pessoas é preciso pedir ajuda, dar opiniões, etc. Nesses processos, a criança aprende a obedecer às regras e desenvolver o espírito de equipe, além de poder guardar ótimas lembranças de sua infância.
Capacidade de resolver problemas
Para desenvolver essa habilidade é preciso que a família permita que a criança explore livremente os objetos e os espaços. Quando se brinca não existe o certo ou o errado. É preciso deixar que elas criem livremente e resolvam os problemas que surgem na sua prática de inventar uma brincadeira.
Ela pode, por exemplo, montar um brinquedo a partir de outros, inventar novos personagens nas historinhas ou uma música a partir de alguma que ela já conheça. Essa habilidade de resolver os problemas vai ser levada para a vida adulta, tornando-a uma pessoa mais criativa, percorrendo um caminho científico de experimentar, tentar, errar e acertar, reformulando as perguntas e criando as soluções.
As brincadeiras em família são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Brincar ensina e conecta. Ao brincar em família, a criança conecta-se a si mesma e aos outros e tudo isso de forma divertida.
Não deixe de proporcionar às crianças esses momentos lúdicos em família. Estabeleça algum tempo, um horário para as brincadeiras em família e saiba o quão bem estará fazendo para que elas se desenvolvam cognitiva e emocionalmente.
Mostre para seus pequenos como é possível brincar de diversas maneiras e deixar a imaginação fluir!
Acesse o nosso site e conheça todas as atrações do Museu da Imaginação!