Os benefícios do brincar coletivamente para o desenvolvimento infantil.

os beneficios do brincar coletivamente para o desenvolvimento infantil

Brincar faz parte do cotidiano das crianças. Há séculos as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento infantil, estimulando a criatividade, construindo conhecimentos e desenvolvendo o seu intelecto. 

A ludicidade possibilita o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Os jogos, as brincadeiras e os brinquedos são essenciais na infância. Brincar não é só divertimento, mas uma maneira de estabelecer e construir relações. Uma boa forma de estimular o desenvolvimento infantil é o brincar coletivamente através de brincadeiras e jogos cooperativos. 

O que são as brincadeiras cooperativas?

As brincadeiras ou jogos cooperativos são atividades que proporcionam um ambiente de coletividade e cooperação entre os participantes e são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Geralmente não possuem eliminações ou exclusões de jogadores e nem vencedor e perdedor. 

O principal objetivo dessas brincadeiras é gerar a participação de todos para que soluções sejam encontradas para as tarefas propostas. Essa participação e cooperação entre todos os participantes estabelece relações de confiança e parceria, clima descontraído, empatia, fortalecimento entre as pessoas e o outro não é visto como adversário. 

É importante lembrar que essas brincadeiras não possuem comportamentos que podem ser nocivos à aprendizagem infantil como trapaças, vantagem sobre o outro ou enganações para atingir o próprio sucesso. Há sempre um viés de superação de medos e uma proposta de se agir coletivamente. É um exercício didático para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais e levar para sempre a ideia de que na vida precisamos unir e trabalhar em equipe para alcançar objetivos e metas. 

O papel das brincadeiras cooperativas no desenvolvimento infantil

Durante muito tempo temos aprendido que o mundo é um lugar competitivo e por isso devemos sempre nos esforçar para sermos melhores que os outros. Esse estímulo à competição sempre foi levado muito à sério e até em momentos de descontração somos impelidos a competir. O que pouco se desenvolve nas crianças é o espírito de cooperação.

Quando se fala em jogos e brincadeiras há uma imediata relação com o ganhar e perder. Para um desenvolvimento infantil sadio e transformador é importante mostrar às crianças que as pessoas são mais importantes que o jogo e que unir forças pode de fato trazer transformações significativas e um mundo melhor.

O papel das brincadeiras cooperativas no desenvolvimento infantil é estimular bons sentimentos e bons comportamentos como a empatia, a confiança, a paciência e o espírito cooperador. Além disso, há uma grande vantagem em jogos que não oferecem ganhadores ou perdedores, que é a integração de crianças tímidas nas brincadeiras. Geralmente essas crianças possuem um medo de serem expostas como perdedoras e neste tipo de brincadeira elas podem participar com mais desenvoltura. 

Como você pode ajudar seus filhos a terem um desenvolvimento mais cooperativo?

Aqui no Museu da Imaginação nós nos preocupamos em oferecer essas brincadeiras e acreditamos nos benefícios que elas proporcionam para as crianças, principalmente no desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais. As brincadeiras cooperativas contribuem para uma educação mais humana e inclusiva. 

Traga suas crianças para viverem essa forma de brincar, aprender e de se expressar. Entre em nosso site e garanta seu ingresso para conhecer as nossas atrações! Esperamos por vocês!

Veja também

popupsite