Os museus nos processos pedagógicos exercem papel fundamental, pois possibilitam aos interessados, em especial às crianças, à pesquisa a partir da história e da conservação de objetos, documentos e obras, bem como a interatividade nos casos onde isso é possível.
Muitos pais, inclusive, se surpreendem com o comportamento dos seus filhos quando estão fazendo uma visita a um museu, pois, não imaginam que eles tenham tamanho interesse em conhecer com detalhes as exposições e possibilidades oferecidas.
O resultado dos processos pedagógicos que ocorre dentro desses espaços é visto na criatividade e acesso à cultura por parte das crianças, bem como na valorização do conhecimento e reconhecimento da arte como algo divertido.
Alguns espaços, como o Museu da Imaginação, têm por missão proporcionar experiências significativas por meio da arte e do brincar e cumprem todos esses processos pedagógicos de maneira ainda mais lúdica.
Nesse post vamos mostrar a importância desses espaços e o quanto eles contribuem para a educação. Continue lendo e confira!
O conhecimento dentro dos museus
Muitos professores enxergam os museus nos processos pedagógicos como grandes oportunidades que contribuem para a formação dos seus alunos.
Isso porque existem diversos tipos de museus voltados às mais diferentes áreas, das quais podemos destacar:
- arte,
- história,
- ciências naturais,
- ciência e tecnologia,
- educacionais,
- antropologia,
- etc.
Cada área traz conhecimentos, informações e cultura que levam os alunos a um senso crítico, valorizando a si mesmo e a sociedade na qual estão inseridos.
A curiosidade e a busca pela informação é que possibilitam às crianças um melhor entendimento a respeito da vida.
Existem ainda os espaços interativos e multidisciplinares que unem diversos conceitos e possibilidades em um único espaço.
A importância dos museus nos processos pedagógicos
O museu é um espaço de aprendizagem onde variadas formas de expressão e informação estão à disposição dos seus visitantes.
Para que o aproveitamento e o aprendizado efetivo ocorram, é necessária uma mediação e contextualização.
Muito do que se ensina na sala de aula pode e deve ser lembrado durante a visita, onde a criança faz contato com novas experiências e desperta a vontade de conhecer mais a respeito.
Um museu de arte, por exemplo, pode ser voltado à cultura e lazer, onde o livre brincar deve ser valorizado.
Afinal, é através desse contato lúdico que a criança passa a compreender e a viver novas experiências que ainda não conhecia.
Processos interativos nos museus
Os processos pedagógicos que acontecem no museu são despertos através das brincadeiras e outros recursos interativos que podem ser utilizados para o encontro da criança com a arte contemporânea e com a cultura.
Isso é possível através de espaços lúdicos e interativos, despertando o interesse e a vontade na busca do conhecimento de forma natural.
No Museu da Imaginação essas experiências são concretizadas, aqui as crianças vivenciam a arte em todos os espaços.
Seja conhecendo as obras e seus criadores, ou se transformando em artistas a partir de oficinas, desenhos, jogos e atividades, aqui os nossos visitantes podem viver e vivenciar a arte interpretando, imaginando e criando.
Mais do que conhecer o artista e sua obra, o Museu da Imaginação faz com que as crianças entrem em contato com o processo criativo de cada artista.
Agora que você já sabe da importância dos museus nos processos pedagógicos, traga sua turma para fazer um passeio no Museu da Imaginação.
É muito fácil! Consulte nosso site e conheça as diversas possibilidades que as crianças podem aprender brincando.