Blocos de montar para estimular a coordenação motora e o raciocínio lógico

blocos de montar para estimular a coordenacao motora e o raciocinio logico

Ter coordenação motora e raciocínio lógico são duas habilidades importantes para o desenvolvimento humano. A primeira diz respeito à capacidade de fazer movimentos articulados e o segundo é a forma de organizar o pensamento, seguindo uma lógica, para resolver algum problema.

Na educação, essas duas competências são estimuladas desde a Educação Infantil, pois garantem o desenvolvimento das crianças, tornando-as mais capazes e criativas.

Uma boa estratégia para o desenvolvimento da coordenação motora e do raciocínio lógico são os blocos de montar. Apesar das tecnologias atuais que tomam tempo das crianças, os brinquedos de montar não saem de moda e ainda as encantam.

Os blocos de montar também estimulam a criatividade e a concentração e as crianças criam diversas possibilidades para usarem as peças e se encantarem com seus projetos prontos. É importante levar em conta algumas observações:

O tamanho das peças

Até 3 anos as peças pequenas não são indicadas. Para essa faixa etária escolha tamanhos maiores e de menor complexidade para serem montadas. À medida que crescem, as crianças podem brincar com peças menores e mais difíceis de serem encaixadas, desafiando-os a desenvolverem a coordenação motora e o raciocínio lógico.

A origem dos brinquedos

Preste atenção na indicação de idade e no selo de garantia. Nunca compre brinquedos que não tenham sido avaliados pelos órgãos competentes, pois podem conter substâncias tóxicas, como tintas e colas, que causem algum dano à criança.

A importância dos brinquedos de montar para o desenvolvimento da coordenação motora e raciocínio lógico

Casa, carro, avião, castelo, ponte, túnel e uma infinidade de possibilidades de criar com os blocos de montar. Com certeza eles dão asas à imaginação das crianças e elas aprendem brincando.

Confira os benefícios que podem ser alcançados com os brinquedos de montar:

Motricidade

Principalmente a coordenação motora fina é estimulada pelo manuseio das peças de montar. A motricidade fina é aquela que exige movimentos pequenos dos músculos e, no caso dos blocos de montar, os movimentos exigidos são dos dedos e das mãos.

Raciocínio

O raciocínio lógico é a capacidade de organizar o pensamento para resolver algum problema. No caso de montar blocos, as crianças precisam elaborar um projeto a ser montado, separar os blocos que serão necessários para a construção e definir a estratégia de montagem.

Além disso, noções espaciais e de proporções são estimuladas, assim como conceitos importantes como formas geométricas, cores, tamanhos.

Aptidões

Com certeza a coordenação motora e o raciocínio lógico são os principais benefícios dos blocos de montar. No entanto, outras aptidões são observadas nas crianças que brincam rotineiramente com esses brinquedos.

A criatividade, a concentração, a atenção e a imaginação são algumas dessas aptidões estimuladas. Quando brincam com outras crianças, desenvolvem também o diálogo, a colaboração e a capacidade de estar numa equipe.

Leia também nosso artigo sobre a importância dos museus no processo pedagógico.

Confira as atrações do Museu da Imaginação e leve as crianças para se divertir e aprender brincando. Garanta seu ingresso em nosso site!