Como diminuir o tempo de tela das crianças durante a quarentena?

Em meio às atividades da casa e ao home office, pais estão buscando alternativas para diminuir o tempo de tela das crianças no período de quarentena.

De acordo com matéria publicada na Revista Crescer de abril, durante o período de isolamento social as crianças passam no mínimo 50% do dia diante de uma tela.

Televisão, celulares, tablets e computadores passaram ser a grande saída para que os pequenos fiquem em casa de forma silenciosa enquanto seus pais trabalham.

A questão é que o uso excessivo dos eletrônicos por parte das crianças rouba um tempo precioso de brincar e aprender a socializar.

Neste post vamos falar sobre como é possível oferecer alternativas para que os pequenos fiquem em casa longe das telas. Vamos conferir?

O que fazer para diminuir o tempo de tela das crianças?

É preciso compreender que todos estamos aprendendo juntos como conciliar crianças em casa com atividades domésticas e o trabalho.

Crianças são guiadas pelo nosso exemplo e os adultos também estão mais tempo online, por isso, a situação é difícil.

Diante da nossa atual realidade é preciso flexibilidade, criatividade, disciplina e determinação para ajudar a diminuir o tempo de tela das crianças.

Por isso:

Valorize os momentos juntos

Café da manhã, almoço, janta e os lanchinhos em família podem se tornar oportunidades gostosas para diminuir o tempo de tela das crianças.

É muito importante que nessa hora os eletrônicos não estejam presentes e que a exclusividade seja o momento familiar.

É uma boa chance para ouvir as crianças e buscar compreender como a pandemia está afetando-as.

Também é a hora de descobrir as atividades que ela mais gosta e desejaria fazer offline.

Insira uma atividade física na rotina diária

Elas adoram movimento e uma dica super gostosa para diminuir o tempo de tela das crianças é convidá-las para uma atividade física.

Existem várias alternativas para inserir essa opção na rotina da família e é também um grande momento para o trabalho em equipe.

Peça ajuda das crianças para criar ambientes para a atividade utilizando-se de almofadas, cadeiras e o que for possível.

No final, a equipe deve arrumar tudo em seu devido lugar.

Dê responsabilidade

Dentro das condições de cada uma, divida algumas responsabilidades da casa com elas.

Elas podem ser responsáveis por:

• colocar comida e água para o pet da casa,
  • regar as plantas,
  • ajudar pôr a mesa para as refeições,
  • enxugar a louça,
  • arrumar o quarto,
  • fazer uma receita simples.

Faça um calendário

Com a criança elabore uma lista de atividades que ela gosta de fazer para se divertir.

Sempre que possível tire um tempo e surpreenda-a convidando-a para brincar, pintar, desenhar, ler e até mesmo encenar.

O calendário também pode ser elaborado de outra forma, contendo atividades que possam ser realizadas em parceria com elas, o que vai ajudar a diminuir o tempo de tela das crianças.

É possível organizar o dia ou a semana para:

• horários dos estudos em casa,
  • arrumar os vasos,
  • semear novas plantas,
  • cuidar do jardim,
  • egar sol,
  • fazer uma receita que ela gosta,
  • elaborar cardápios para almoço e jantar,
  • organizar brinquedos,
  • arrumar armários.

Ao definir dia e horário é fundamental que eles sejam cumpridos para não quebrar a confiança da criança.

Não esqueça que a arte também é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Para você promover a criatividade de forma divertida o Museu da Imaginação desenvolveu kits com oficinas artísticas.

Elas são excelentes alternativas para levar até a sua casa cultura, criatividade e diversão contribuindo de forma inteligente para entreter os pequenos.

Agora que você conferiu algumas dicas de como diminuir o tempo de tela das crianças, acesse nosso site e conheça nossas oficinas!