Exposições interativas para o aprendizado: o que são e como se apresentam?

exposicoes interativas para o aprendizado o que sao e como se apresentam

As exposições interativas são ideais para que professores consigam trazer para os seus alunos a experiência da convivência direta com a arte.

Embora se saiba a importância da arte para o desenvolvimento infantil, a ausência de espaços e de materiais adequados em muitos ambientes escolares e familiares são alguns dos entraves enfrentados para que as crianças entendam na prática o conteúdo ensinado em sala de aula.

As crianças também podem aprender brincando e os espaços onde as atividades lúdicas são realizadas influenciam diretamente em seu aprendizado.

Por isso, aprender, brincar e conviver com a arte são ações necessárias dentro do contexto escolar.

Nesse post você vai descobrir como as exposições interativas afetam positivamente no aprendizado e desenvolvimento das capacidades artísticas infantis e de que maneira elas funcionam.

Sobre a interatividade

De acordo com o dicionário, a interatividade se baseia na ação de influência entre pessoas ou grupos. Quer dizer também:

• aquilo que é participativo,
  • capacidade de possibilitar participação,
  • comunicação.

Ela permite uma estimulação mútua e isso pode acontecer por meio de uma relação de cooperação/participação entre as crianças e os objetos de estudo.

Dentro de uma sala de aula, por exemplo, grupos de alunos podem resolver o mesmo desafio proposto de formas diferentes, e isso ocorre porque cada um aprende, desenvolve e aplica o conhecimento da sua própria maneira.

Da mesma forma que, se colocados diante de obras de arte, em exposições interativas, cada criança ou grupo irá vivenciar esta experiência de acordo com sua compreensão intelectual e bagagem cultural prévia.

As exposições interativas têm como objetivo engajar o público para que interajam com a obra exposta.

Esse engajamento pode ocorrer através de equipamentos tecnológicos ou por meio do tato, permitindo a experiência de ver com as próprias mãos

A importância das exposições interativas para o aprendizado

Dentro de uma sala de aula, geralmente, os conteúdos de arte são abordados com imagens que os alunos passam a conhecer e suas expressões são feitas por desenhos que eles praticam, bem como por peças de teatro que eles apresentam e alguns outros métodos de validação criados pelos professores.

Apesar desse modelo, todo educador sabe que é fundamental proporcionar múltiplas oportunidades e experiências para o efetivo aprendizado, inclusive em formatos diferentes dos tradicionais praticados dentro de sala de aula.

A exposição interativa permite isso, através de um contato mais próximo e lúdico com a arte.

Como se apresentam as exposições interativas?

As exposições interativas podem ser as mais variadas, e todas elas possibilitam que o visitante interaja e aprenda com o material exposto.

As exposições interativas do Museu da Imaginação têm como objetivo possibilitar que as crianças sejam estimuladas na compreensão do artista e da sua obra através de experiências e sensações, como sentir, tocar, escalar, montar, construir, explorar, imaginar e criar.

Um exemplo disso, é o trepa-trepa inspirado na obra New York City III, de Mondrian que convida a criança a escalar as diversas figuras geométricas utilizadas pelo artista.

No Museu da Imaginação as crianças poderão ter acesso a uma releitura das criações do artista Leonardo da Vinci, por meio da exposição “Leonardo da Vinci: Traço de um gênio”, que retrata suas obras pelos ambientes conhecendo invenções navais, máquinas de guerra e a famosa Mona Lisa, tudo isso explorado através da arte e tudo apresentado em uma exposição interativa.

Agora que você sabe a importância das exposições interativas para o aprendizado, agende agora uma visita com seus alunos ao Museu da Imaginação e garanta momentos inesquecíveis de enriquecimento cultural por meio de brincadeiras e da arte. Acesse nosso site e venha desbravar este mundo mágico!