Possibilitar que as crianças realizem as tarefas domésticas é prepará-las para a vida adulta, na qual as responsabilidades e obrigações fazem parte do cotidiano.
A partir da participação das crianças nessas atividades, elas sentem-se valorizadas e pertencentes ao mundo em que vivem, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento infantil.
Diferente do que muitos pensam, envolver as crianças nas tarefas diárias é um estímulo e demonstração de carinho aos filhos, criando uma aproximação e permitindo que eles participem ativamente do lar.
Neste post apresentamos a importância de incentivar a participação das crianças em tarefas domésticas, e o que elas podem fazer! Continue lendo e confira!
O trabalho infantil e as tarefas domésticas
Existe uma grande diferença entre o trabalho infantil e as tarefas domésticas, por isso não se sinta culpado em pedir para que seus filhos mantenham o quarto em ordem ou ajudem na limpeza da cozinha.
A OIT – Organização Internacional do Trabalho, afirma que crianças e adolescentes podem trabalhar, desde que não seja para o sustento da família e que atendam aos seguintes requisitos:
- as tarefas sejam apropriadas à idade,
- não apresentem riscos,
- sejam supervisionadas por um responsável,
- não interfiram no tempo da escola, descanso, lazer e brincadeiras.
Portanto, nada de errado em encorajar as crianças a participarem das tarefas domésticas, especialmente, quando o objetivo é o de ensinar e possibilitar experiências que envolvam responsabilidades e compromissos.
As crianças gostam de participar das tarefas domésticas
As crianças gostam e sentem-se úteis participando dos cuidados do seu lar, especialmente, quando são valorizadas e notam que suas tarefas foram percebidas pelos outros membros da família.
No entanto, é importante que as atividades considerem as idades em que se encontram:
Entre 2 e 3 anos
Esses pequeninos devem desde os 2 anos iniciar algum processo de atividade visando contribuírem nas tarefas domésticas.
Eles podem desde muito cedo começar ajudando, quando guardam os seus brinquedos.
Essa atividade estimula a organização e desenvolve a coordenação motora, equilíbrio e agilidade. Também os ajudam a identificar objetos e locais adequados para serem guardados.
Entre 4 e 6 anos
As crianças entre 4 e 6 anos podem colaborar nas tarefas domésticas nas quais as responsabilidades aumentam, como:
- retirar o lixo do banheiro,
- levar a louça suja para a pia,
- arrumar a cama,
- regar as plantas,
- servir a alimentação do animal de estimação,
- ajudar a guardar as compras.
Essas tarefas as ensinam a manterem seus ambientes limpos e confortáveis, desenvolve a importância de cuidados com os seres vivos, estimula a orientação espacial e organização dos ambientes.
Acima de 6 anos
Para aqueles que já são maiores, também o incentivo das tarefas domésticas podem auxiliar na sua evolução e formação da personalidade.
Aos que já possuem 6 anos ou mais, podem ser solicitadas as seguintes tarefas:
- colocar e retirar a mesa,
- manter o quarto em ordem, inclusive com relação à limpeza,
- lavar a louça sob a supervisão de um adulto,
- utilizar o micro-ondas,
- dobrar roupas,
- atender o telefone,
- listar as compras do supermercado.
O tempo faz com que as responsabilidades aumentem e as tarefas passem a ser mais elaboradas.
Com isso, o nível de responsabilidade também cresce e a criança conquista a autoconfiança, assumindo um papel importante nas atividades da família.
No entanto, após as tarefas cumpridas, nada melhor do que momentos de lazer e de alegria com os familiares, em que brincadeiras, jogos e descontração devem fazer parte do seu lar, principalmente nesses momentos de isolamento social que vivemos.
Portanto, após o cumprimento das tarefas domésticas, que tal acessar o site do Museu da Imaginação e adquirir os divertidos Kits Oficina, nos quais a arte, cultura e criatividade proporcionam momentos de muita alegria e prazer?