Dicas para incrementar as dinâmicas em família

dicas para incrementar as dinamicas em familia

Nos últimos meses, as dinâmicas em família passaram por muitas mudanças e grandes transformações.

Com o fechamento das escolas e o home office, pais e filhos precisaram adaptar suas rotinas.

Uma das preocupações dos adultos é diminuir o tempo que as crianças ficam com os eletrônicos.

O problema é que muitos deles afirmam já não terem mais imaginação e criatividade para inventar atividades novas e atrativas para os pequenos.

Com intuito de colaborar com um ambiente mais interativo e afetuoso, selecionamos algumas atividades superdivertidas e inteligentes para fazer em casa. Confira!

Dicas de dinâmicas em família superdivertidas e inteligentes

A Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, emitiu recentemente uma nota orientando os pais sobre:

• os perigos do uso excessivo dos eletrônicos na pandemia,
  • a necessidade de ir dormir na hora certa,
  • a importância para a criança de ficar e brincar com os pais.

É importante lembrar que os pequenos têm uma capacidade imaginativa incrível e adoram brincar e aprender com atividades que incentivem a pintura, desenho, música, teatro, etc.

Por isso, selecionamos algumas dicas que instigam a criatividade e a arte para serem realizadas nas dinâmicas em família, como se fossem verdadeiras oficinas artísticas.

São elas:

Colorir

Há algum tempo os livros de colorir são usados por idosos, adultos e crianças para auxiliar as atividades cerebrais e aliviar o estresse.

Ele é também excelente para distrair e promover a criatividade das pessoas.

Uma boa dica de dinâmicas em família é pintar e organizar um local da casa para montar uma exposição com as pinturas de todos os membros e compartilhar com amigos e parentes no ambiente online.

Os livros podem ser comprados pela internet, mas para quem desejar imprimir em casa, existem sites que disponibilizam as mais variadas imagens e selecioná-las pode se tornar uma atividade gostosa em grupo.

É importante lembrar que sempre é hora de ensinar às crianças sobre os cuidados com o meio ambiente usando de forma consciente o papel.

Contação de história

A contação de história trabalha a concentração e a imaginação do ouvinte e desperta a arte da interpretação no narrador, promovendo muitas risadas e bons momentos.

É uma boa hora para estimular os pequenos que ainda não sabem ler a usar a criatividade e  criar uma história para a família.

Após a narrativa, todos podem se reunir para encenar a história, cada membro escolhendo um personagem para representar.

Ou talvez organizar uma conversa sobre pontos importantes de comportamentos e aprendizados que a história trouxe.

Oficinas artísticas

Todas as oficinas artísticas são maneiras de promover a arte, por isso, podem ser inseridas nas dinâmicas em família para estimular de forma lúdica

• aprendizado,
  • coordenação,
  • criatividade,
  • concentração,
  • conhecimento das emoções,
  • diversão e prazer.

O Museu da Imaginação desenvolveu vários kits de oficinas para propiciar divertidas experiências em casa.

Cada kit possibilita novas e incríveis vivências, como:

• se inspirar com Frida Kahlo,
  • montar pipas com bonecos artísticos de Salvador Dalí e Picasso,
  • promover a imaginação criando monstrinhos,
  • desenvolver e criar técnicas de estamparias,
  • passeios lúdicos pela História da Arte.

Através de desenhos, pinturas, colagem, contação e muito mais atividades, todos terão a oportunidade de construir trabalhos únicos com muita diversão e aprendizado.

Como incentivo, na compra de 2 kits ou mais você ganha a oportunidade de usufruir gratuitamente de outra atividade online incrível: o “Brincando com obras de arte”.

Comemorando o mês da criança, a partir do dia 20/09/2020 até dia 31/10/2020 quase todos os kits oficinas estarão com preço fixo de R$19,90. Essa é a oportunidade de você levar arte para sua casa gastando bem pouco.

Agora que você conheceu algumas dicas de como incrementar as dinâmicas em família, acesse o site do Museu da Imaginação para ver de perto todas as oficinas que preparamos para você levar diversão e aprendizagem para casa.