A coordenação motora fina diz respeito a habilidades que envolvem músculos menores, como das mãos, pés e olhos. Ela é importante para que a criança desenvolva habilidades básicas como pegar em um lápis, recortar, pintar e desenhar.
Já a coordenação motora grossa envolve músculos maiores e é responsável por atividades como correr, subir escadas, pular, entre outras. Por isso, hoje trouxemos 6 dicas de brincadeiras para estimular a coordenação motora na infância e contribuir para o desenvolvimento da criança. Confira!
Circuitos
Os circuitos são maneiras divertidas para estimular a coordenação motora na infância e fazer com que os pequenos trabalhem os movimentos grossos. Você pode usar os objetos que quiser para criar os circuitos, enfileirar cadeiras, fazer zigue-zagues com fitas no chão e estimular que as crianças pulem, se abaixem e levantem, se equilibrem, etc.
Dedoches
Os dedoches são como fantoches, mas utilizados nos dedos e são ótimas opções para estimular a coordenação motora fina das crianças. É uma atividade onde os pequenos podem criar os seus próprios personagens e depois contar suas histórias, o que aguça a imaginação deles.
Blocos de montar
Os blocos de montar são uma boa estratégia para estimular a coordenação motora na infância e, dependendo do tamanho das peças, podem até ser utilizados com crianças menores de 3 anos. Além da coordenação motora, eles também contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos pequenos.
Amarelinha
Outra forma de estimular a coordenação motora grossa é com a amarelinha. Ela é uma brincadeira para que as crianças desenvolvam a capacidade de pular, de se equilibrar pulando em um pé só, de desenvolver consciência corporal e, também, de aprender a trabalhar com regras que são combinadas antes do jogo.
Pega-varetas
É uma excelente alternativa para estimular a coordenação motora na infância, já que ajuda a treinar o movimento de pinça e a ter força nos dedos para segurar as varetas. Além disso, ela ajuda a desenvolver a paciência das crianças, pois é necessário esperar a vez do próximo e ela também deve observar as varetas antes de tentar pegar alguma.
Bicicleta, triciclo e patins
Essas atividades ajudam no desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora, trabalham o equilíbrio, percepção de espaço e ritmo, além de gastar energia e serem excelentes para a saúde das crianças, diminuindo o sedentarismo e o risco de obesidade infantil.
Viu só? Além dessas brincadeiras e estímulos para as crianças, os pais podem, e devem, sempre estar atentos aos sinais dos filhos, incentivando-os a fazerem determinadas atividades para contribuir com o desenvolvimento de sua coordenação motora.
Algo que também é super válido para os pais conhecerem são os benefícios do brincar coletivamente para o desenvolvimento infantil, que também possibilita o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.
Gostou das nossas dicas de atividades para estimular a coordenação motora na infância? Traga seus pequenos para brincar e aprender aqui no Museu da Imaginação. Entre em nosso site e adquira já o seu ingresso para conhecer nossas atividades!